Sabonete de Barbatimão

Por: Dra. Silmara C. Z. Cunha

20 de março de 2018

O Barbatimão é uma espécie nativa dos cerrados brasileiros, presente nas regiões Sudeste e Centro Oeste. Esta planta também é utilizada na medicina popular pela presença de compostos farmacologicamente ativos e seus potenciais benefícios à saúde.

Na composição química do barbatimão são observados elevados teores de taninos, especialmente na casca. Os taninos são substâncias fenólicas solúveis em água que, nas plantas, possuem o papel biológico na defesa contra o ataque de animais e microrganismos. O barbatimão também conta com flavonoides em menores quantidades. Os flavonoides são compostos com elevado potencial antioxidante que atuam como protetores das células e seu DNA frente a danos oxidativos gerados por radicais livres.

As propriedades do Barbatimão incluem uma ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antioxidante, analgésica, anti-hipertensivo, antiparasitária, tônica, desinfetante, antidiabética, diurética e coagulante.

Ação cicatrizante: Os taninos encontrados no barbatimão podem atuar positivamente na cicatrização das feridas através de mecanismos como o efeito anti-inflamatório pela vasoconstrição dos capilares (vasos diminuem de tamanho) diminuindo assim o fluxo sanguíneo. Em paralelo, os taninos são capazes de formar uma espécie de camada de proteção sobre tecidos lesados que ocorre por meio de complexação dos taninos com componentes como proteínas e polissacarídeos, impedindo assim o desenvolvimento de microorganismos, como bactérias, na área afetada. Os taninos ainda podem promover a formação de vasos sanguíneos, além da reepitelização e ativação de miofibroblastos, células envolvidas no processo de cicatrização de tecidos, contribuindo para o reparo de lesões. As folhas do barbatimão podem ser utilizadas como compressas no processo de cicatrização em casos de cortes e lesões.

Ação ginecológica: Esta planta também é muito utilizada para a saúde da mulher, sendo útil para combater inflamações do útero e ovários, combater hemorragias, gonorreia, além de reduzir o corrimento vaginal.O barbatimão pode ter uma ação antifúngica. Alguns estudos sugerem que ele inibe o crescimento da Candida albicans, fungo causador da candidíase, que pode afetar tanto a cavidade oral quanto a região vaginal, gerando sintomas de candidíase. Isso ocorre pela ação dos taninos sobre a integridade da parede celular da levedura, afetando e inibindo o seu crescimento no organismo.

Para mais informações, entre em contato! 📎 Disponíveis nas versões: Sabonete líquido hidratante (250ml) e Sabonete Glicerinado (85g).

📎 Fontes usadas: tuasaúde.com.br/ minhavida.com.br

Compartilhe!

Deixe seu comentário



Sua Mensagem

Av. Duque de Caxias, 7-36
Bauru-SP CEP 17012-000
14 3227-3535 / 3227-5803
Topo