Cúrcuma

Por: Dra. Silmara C. Z. Cunha

27 de novembro de 2017

A cúrcuma (também conhecida por açafrão da terra) é uma planta herbácea rizomatosa da família do gengibre e por ter um gosto peculiar, muitas pessoas acabam fazendo uso dessa poderosa planta através de cápsulas. Mas quais são os benefícios desse suplemento natural? Abaixo, citaremos 5 das muitas propriedades benéficas dele.

1- Anti-inflamatório natural: Graças à curcumina, que é o principal ingrediente ativo do açafrão, que esse efeito anti-inflamatório em níveis moleculares é alcaçado. Outro ponto positivo é que, ao contrário de muitos fármacos presentes no mercado, esse fitoterápico protege o sistema digestivo, não havendo efeitos colaterais (úlcera, por exemplo) como consequência..

2- Antioxodante: A curcumina novamente aparece, mas agora como antioxidante natural do organismo. Essa oxidação celular por meio de radicais livres pode ser a causa do envelhecimento precoce, bem como suas consequências: rugas e linhas de expressão. Além de combater a oxidação de forma direta, ela também atua de forma indireta, estimulando a atividade de enzimas antioxidantes.

3- Ajuda na diminuição do colesterol: A curcumina funciona como mensageira das células do fígado, estimulando-as a aumentar a produção de proteína que ajudarão no processo de eliminação de gordura (mau colesterol) em uma maior quantidade do que geralmente faria.

4- Inflamação nas articulações: Sendo a curcumina um poderoso anti- inflamatório natural e um grande eliminador de radicais livres do organismo, ela se tornou uma grande aliada no tratamento da artrite, uma vez que os radicais livres que são os responsáveis por causar a inflamação nas articulações e suas consequências: dor e danos à estrutura articular.

4- Prevenção de diabetes: Além de prevenir a causa do diabetes, reduzindo os níveis de açúcar no organismo, muitos estudos têm mostrado a eficácia no que diz respeito à resistência à insulina e hiperglicemia. Um exemplo a ser citado é o caso da retinopatia (doença da retina), uma das complicações mais comuns do diabetes, onde vasos sanguíneos danificados causam cegueira. Um estudo descobriu que a suplementação com curcumina pode retardar essa complicação horrível do diabetes, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Na Pharmática, a apresentação é em forma de cápsulas de 600mg. Entre em contato para mais informações.

Compartilhe!

Deixe seu comentário



Sua Mensagem

Av. Duque de Caxias, 7-36
Bauru-SP CEP 17012-000
14 3227-3535 / 3227-5803
Topo