Fitoterapia, um novo caminho

28 de junho de 2017

A Fitoterapia é uma prática terapêutica que utiliza os princípios ativos de plantas medicinais como matérias-primas para a produção de medicamentos.

É uma das mais antigas práticas terapêuticas da humanidade, que remonta há cerca de 8.500 a.c. e apresenta origens tanto no conhecimento popular (etnobotânica) como na experiência científica (etnofarmacologia). Phyton, em grego, quer dizer “planta” e therapeia vem do verbo therapeuo, que significa “tratar, cuidar”.

Segundo a Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal.

As plantas contêm princípios ativos capazes de curar diversas doenças e foi a partir do reconhecimento destas propriedades terapêuticas que se deu o surgimento da medicina alopática moderna. Há uma grande quantidade de plantas medicinais, em todas as partes do mundo, utilizadas para tratamentos diversos, que devem ser usadas de forma segura e profissionalmente orientada.

Além disso, o ato de coletar, secar, estabilizar e secar um vegetal não o torna um medicamento fitoterápico. Quer dizer, uma planta ou vegetal íntegro, triturado ou pulverizado, mesmo que com propriedades curadoras, não é um fitoterápico. Por isso, é essencial que você procure por fitoterápicos em farmácias de confiança e com profissionais qualificados.

Compartilhe!

Deixe seu comentário



Sua Mensagem

Av. Duque de Caxias, 7-36
Bauru-SP CEP 17012-000
14 3227-3535 / 3227-5803
Topo